Você sabe qual a importância da Gestão Continuada de Segurança da Informação?

Conferência RSA
RSA 2017 – Uma visão técnica sobre a conferência e o que tivemos de bom por lá
29 de março de 2017
gestão continuada

Não há dúvidas que empresas brasileiras têm aumentado seu nível de maturidade em segurança da informação nos últimos anos e entendido melhor o conceito e importância da gestão continuada. Um dos principais fatores que tem contribuído para que isso aconteça é o aumento do número de ataques cibernéticos.

Os investimentos na área vêm acompanhando quase lado a lado as necessidades de retenção das ameaças, a mitigação dos riscos e a preparação de pessoas qualificadas para esta “guerra” diária que as empresas vivem.

O que acontece muitas vezes é que estes investimentos não têm sido aplicados de uma forma organizada, o que pode gerar vulnerabilidades.

Muitos dos investimentos têm sido apenas em equipamentos e ferramentas e não há um estudo prévio sobre o nível de maturidade em segurança da informação da empresa, o que leva à investimentos que acabam não trazendo o benefício esperado, nem protegendo de forma eficaz o ambiente computacional.

Entender qual o real nível de maturidade da empresa é fundamental para que consigamos traçar um plano de adequação, tanto às necessidades de compliance quanto às necessidades de proteção contra ameaças.

Outro fator muito importante para a proteção contra ameaças é a prática da gestão continuada do ambiente computacional. Casos como o Wannacry poderiam ser menos catastróficos se processos simples e regulares fossem realmente realizados.

Apesar de ser fortemente indicado, algumas empresas acabam não vendo a importância de manter os sistemas operacionais atualizados, anti-vírus com as últimas vacinas e patchs de ferramentas aplicados, gerando vulnerabilidades que certamente serão exploradas por grupos ou pessoas mal-intencionadas.

Ter o monitoramento constante, atuação ininterrupta e ágil nos ambientes gerenciados diminui a incidência de problemas e eleva as chances de sucesso das atuações em situações de crises e cyber ataques.

Indiscutivelmente entender o nível de maturidade, ter um plano de investimento bem estruturado, manter o ambiente sempre monitorado, atualizado e sob constante vigilância mitiga os riscos. Toda infraestrutura de tecnologia e segurança devem ser passíveis de constante e rápida atuação.

Hoje a EZ- Security conta com um SOC (Security Operation Center) especializado e inovador. Com diversas formas de atuação como:  gerenciamento de ferramentas e incidentes, gestão de vulnerabilidades à Resposta a incidentes; nossa missão é prover soluções que agreguem real valor ao seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *